Pular para o conteúdo principal

Como organizar sua rotina diária como mulher multitarefa

 Se você é uma mulher multitarefa, que precisa conciliar diversas responsabilidades no seu dia a dia, sabe o quão desafiador pode ser manter uma rotina organizada. Mas não se preocupe, neste post vou compartilhar algumas dicas práticas e inspiradoras para ajudá-la a organizar sua rotina diária e encontrar equilíbrio em todas as áreas da sua vida. Vamos lá?  


Priorize seu tempo com Deus:

Comece o seu dia dedicando um tempo precioso para se conectar com Deus. Reserve momentos de oração, leitura da Palavra e reflexão, buscando fortalecer sua fé e renovar suas forças. Lembre-se da passagem de Mateus 6:33, que nos ensina a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.                                                                                                          Mateus 6:33

Defina suas prioridades:

Estabeleça suas prioridades de acordo com os propósitos que Deus tem para você. Identifique as áreas mais importantes da sua vida, como família, trabalho, ministério e autocuidado, e defina metas realistas para cada uma delas. 

Ter clareza sobre suas prioridades ajudará a organizar sua rotina de forma mais eficiente.


Crie um planejamento semanal:

Uma das melhores maneiras de organizar sua rotina é criar um planejamento semanal. Reserve um tempo no início de cada semana para definir suas tarefas, compromissos e metas.

 Utilize uma agenda ou aplicativo de organização para registrar todas as atividades, garantindo que você tenha uma visão clara do que precisa ser feito.

Temos o Control Journal detalhado no Programa Eu e Minha Casa Organizada - Primeiros Passos. 

Faça uma lista de afazeres diários:

Além do planejamento semanal, crie uma lista de afazeres diários. Anote todas as tarefas que precisam ser realizadas no dia e priorize aquelas que são mais urgentes ou importantes. 

Ao cumprir cada tarefa, sinta-se motivada e gratificada pelo progresso feito. Isso ajudará a manter o foco e a disciplina.

Use técnicas de organização:

Existem várias técnicas de organização que podem facilitar sua vida como mulher multitarefa. Experimente utilizar métodos como o GTD (Getting Things Done), Pomodoro, Eisenhower Matrix e Kanban para otimizar sua produtividade e gerenciar seu tempo de forma mais eficaz.

No Programa Eu e Minha Casa Organizada usamos o Sistema FLY Lady, GTD e dentro da realidade de cada uma fazemos ferramentas da Constelação Familiar Sistêmica, para possíveis desbloqueios e visualizações como Roadmaps e outras.

Delegue e peça ajuda quando necessário:

Lembre-se de que você não precisa fazer tudo sozinha. Aprenda a delegar tarefas e peça ajuda quando necessário. Compartilhe as responsabilidades com seu cônjuge, filhos, amigos e membros da igreja.

 A história de Moisés nos ensina sobre a importância de contar com a ajuda de outras pessoas para enfrentar os desafios (Êxodo 18:13-27).

13- E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.

14- Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?

15- Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus;

16- Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.

17- O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.

18- Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer.

19- Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. 20- Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;

21- E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.

22- E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;

23- Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.

24- Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar.

25- E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito;

26- E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez.

27- E eles julgaram o povo em todo o tempo; o negócio árduo trouxeram a Moisés, e todo o negócio pequeno julgaram eles.

28- Então despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi à sua terra.                                                            Êxodo 18:13-27

Reserve tempo para autocuidado:

Não se esqueça de reservar um tempo para cuidar de si mesma. Pratique atividades que te trazem alegria e relaxamento, como exercícios físicos, hobbies, momentos de lazer e descanso. 

Lembre-se de que você precisa estar bem consigo mesma para poder cuidar das outras áreas da sua vida.

Conclusão:

Organizar sua rotina diária como mulher multitarefa é um desafio, mas com as dicas mencionadas acima, baseadas em princípios bíblicos e ensinos práticos, você poderá encontrar equilíbrio e eficiência em suas atividades diárias.

Lembre-se de que cada mulher tem sua própria realidade e necessidades específicas, então adapte essas dicas de acordo com sua rotina e prioridades. O objetivo é trazer mais organização, tranquilidade e tempo para se dedicar ao que realmente importa em sua vida.

Que a história de Marta e Maria (Lucas 10:38-42) seja um lembrete para buscarmos o equilíbrio entre o serviço e a contemplação, entendendo que momentos de conexão com Deus e autocuidado são fundamentais para enfrentarmos nossos desafios diários.

38- E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;

39- E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

40- Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

41- E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

42- E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirado.                                                                Lucas 10:38-42

Com a ajuda de Deus e a aplicação dessas dicas, você será capaz de organizar sua rotina, encontrar tempo para tudo o que é importante e viver uma vida equilibrada como mulher multitarefa.

Se você gostou deste conteúdo e deseja receber mais dicas e inspiração, não deixe de acompanhar nosso blog e compartilhar este texto com outras mulheres que possam se beneficiar. 

Juntas, podemos nos fortalecer e aprender a viver de forma mais organizada e equilibrada.

Que Deus abençoe sua jornada de organização e lhe conceda sabedoria para lidar com os desafios da vida multitarefa. 

Até o próximo!








Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a Passo Gato de lã

Aprendi com minha mãe, esses gatinhos fizeram parte da minha  infância e de muitos da minha geração, se tiverem um mande a foto, vamos recordar.   Finalmente consegui fotografar esse PAP, estou em dívida com alguns amigos que pediram pela net. Então vamos começar? Material:  3 Novelos de lã Paratapet, se usar linhas e lãs mais finas também serão usados três novelos, porém ele ficará bem menor e menos resistente.                 Agulha grossa                 Tesoura sem ponta                  Olhos e nariz para gatos Cola de contato (eu uso a Pegamil)                  Régua de +- 30 cm  de comprimento por 7 cm de altura ( Pode ser usado uma tira de papelão, essa eu pedi para um amigo Marceneiro e ficou perfeita)   Retirar a lã e deixá-la de forma a não embaraçar   Ir enrolando a lã pela régua devagar sem deixar que se amontoem o fiquem longe uma da outra.   Vai ficar assim  Passar uns 30 cm de lã pela agulha, e vai alinhavando

Cartão com frases e chocolates

As caixinhas com papel microondulado e fita aramada, ficaram um charme. Um presente bonito para aquela pessoa especial. A idéia surgiu numa postagem do blog: drucilamiliam.blogspot.com. e do presentesdeamor.blogspot.com. Nesse tem o PAP dessa caixinha, vale a pena conferir, amei. Amanhã, posto todas prontas, abertas e fechadas, para que todas vejam

Trem de EVA - Min. Infantil. - Recordando Parte 5

Esse trenzinho, foi o primeiro de tantos trabalhos que fizemos para o  ministério Infantil na  Igreja Sal da Terra - Setor Centro, e desde então sempre contei e conto com a ajuda da minha amiga Drucila, que claro, fez a maior parte. Eu ajudei, é claro, ela só riscou, cortou, colou, enfim... kkkkkkkkkkkkkkkkkk