Pular para o conteúdo principal

MISSIONÁRIOS E MISSIONÁRIOS

Exiba Missionários e missionários.jpg na apresentação de slides


Escritor Pr. Teófilo Karkle

Existem Missionários consagrados e os auto-consagrados. Como em todas as profissões existem Profissionais e profissionais, uns com talentos, dons e experiências, outros com intenções, manobras e aparências. Quando se trata de Missionários, também tem Missionários e missionários. Onde podemos perceber o missionário que não é verdadeiro? Podemos já de início descobrir se eles são ordenados ou tomaram o título para si, estes que auto-tomaram para si o nome missionário como sendo uma função de menor grau, como que não necessitava ter o reconhecimento de Deus e nem dos homens, deixa de ser um missionário verdadeiro. Tampouco se pode chamar um missionário como um título de carinho, pode ser bonito, mas é ilegal diante de Deus. Não podemos tratar de missionários aqueles que evangelizam num lugar difícil. Ninguém pode tomar uma auto-função para si mesmo, essa atitude é condenada pela Bíblia: (Hebreus 5:4) “Ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão”. Um verdadeiro missionário não se antecipa a benção da consagração, se Deus falou com ele, terá que esperar pelo tempo de Deus para ser consagrado.

Existem Missionários capacitados e os desprovistos de preparos. Missionários de verdade terão de Deus muitas capacidades,equilíbrios e a sabedoria para viver qualquer circunstâncias delicadas com tato e habilidade. Nesta área da prudência, muitos missionários tem tropeçado, cometidos erros, causadas grandes tristezas. Inicialmente diante de uma cultura diferente que não é a sua, o missionário não pode cometer erros falando aos nativos sobre o desagrado da comida deles: ‘essa comida eu não gosto’ ou então em expressões de desprezo tais como: ‘esse povo é lerdo, sujo, mentiroso.’ O Missionário Missionário ele abre mão da sua nação, dos seus costumes, do letreiro da sua igreja, e de qualquer coisa que possa ser superior ao país que esta missionando, para poder aceitar a nova cultura do geito que ela é. O Evangelho tem o poder de mudar pessoas e caráter, sim precisar mudar a cultura. O Missionário Missionário tem que pregar o evangelho e não denominações. Pregar a palavra e não costumes. Falar de Jesus e não dos letreiros.

Se tudo no Brasil for Missões, nada será Missões. Foi criado um conceito que todo trabalho pequeno, difícil de acesso, sim luz, sem dinheiro é trabalho de Missões, e este conceito esta equivocado. Existem nações com megas cidades como é caso de Santiago do Chile onde somos Missionários, com tudo na mão, com o que há de melhor na questão de mobilização, de iluminação, começamos um novo trabalho de Missões com poucas pessoas e com dificuldades também, mas esta é a verdadeira Obra Missionária. A cidade é grande, mas quase não tem igrejas. Existem várias igrejas, mas todas elas sem expressão de poder e de alegria. No Brasil a moda é agora derivar tudo a Missões, até o evangelismo tem sido abafado pela palavra Missões. Se multiplica diariamente as igrejas que falam em Missões, criam secretarias, fazem cultos, congressos e não tem Missionários, estão cometendo um gravíssimo erro, vejo que a intenção é somente recolher mais dinheiro, mais verbas, mais entradas.

Existem missionários de 1,99 assim de barato, sem preparo nenhum. Alguns missionários têm a culpa do seu próprio pastor, pois na primeira manifestação de interesse por Missões do candidato ele já é levado a assumir sem saber direito certos compromissos como fazer parte da Diretoria de Missões, já é colocado nos púlpitos para que pregue sobre Missões. Depois é enviado prematuro a um campo missionário sem preparo nenhum. Uma das coisas que os Missionários não são ensinados é lidar é com a Saudade, e como ela é forte no pais extranjeiro, por ela, aqueles que não são preparados emocionalmente, voltam ao Brasil, decepcionado, frustado e quase traumatizados.

O preparo missionário deve ser bastante amplo antes de qualquer coisa. Os Missionários de preferência deveriam sair do Brasil já casado com uma pessoa com a mesma chamada e visão. Que tenha preparo teológico, que saiba pregar e se souber cantar e tocar ainda melhor. Que tenha um bom curso de idiomas, para chegar falando no país das Missões. Que seja cheio do Espírito Santo e que viva a sua vida devocional com sabedoria, não pode ser um chorão ao usar o dom, não pode ser um gritão ao exortar, não pode ser um desequilibrado emocional, mostrando-se desalentado, emburrado e sisudo. Não pode ser aferrado aos seus costumes do século XVII, pois querer implantar dogmas humanos no tamanho do cabelo, no comprimento da saia, no condenar a barba, vai fechar as portas da boa receptividade.

Missionários tem que postar fotos de seu próprio rebanho. Já tem acontecido de missionários saírem fotografando obras de outras igrejas como que fosse sua, para depois postar na internet com a intenção de levantar recursos financeiros, isso é um crime de estelionatário e de plágio. Isso pode dar até cadeia. Nada melhor que ter o direito autoral sobre a foto ou sobre o vídeo para poder postar na internet sem restrição e sem mentiras. As vezes são os pastores que cobram informes de quantas conversões, de quantos batismos, de quantos casamentos fazem por ano. O missionário verdadeiro vai enviar cifras reais, temos 8 pessoas e não usar a palavra ‘quase’ tem quase 18 membros, quase 28 pessoas. Se ele não é pressionado pelos informes ele não cairá na tentação de fotografar trabalhos de terceiros.

Só existe um tipo de Missionário, apenas aquele que vai. Tantas coisas já foram criadas por missionários e por pastores que no desespero para manter suas finanças no stander. Existem igrejas que todos são missionários, classificados em três tipos: Os que contribuem por Missões, os que oram por Missões e os que vão. Na verdade Missionário é apenas aquele que vai. A Bíblia só emite elogios aos pês dos que vão aos campos missionários, nada de elogio aos joelhos que oram ou as mãos que contribuem. Estas duas atividades devo fazer por que sou salvo em Jesus Cristo, devo orar por missões sem ser missionário e devo contribuir com missões por que amo a Obra de Deus. Os joelhos e as mãos sempre apresentam dificuldades na Bíblia. (Isaías 35:3) Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. (Hebreus 12:12) Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados. (Ezequiel 7:17) Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos serão débeis como água.

O verdadeiro Missionário nunca será ex-missionário. Verdadeiros missionários duram toda a vida, chegam até voltar para o país onde fez Missão por primeira vez. Ser Missionário é para ele um estilo de vida muito lindo. Com o passar dos tempos em Missões vai forjando fibras estáveis de amor pelos perdidos. Materiais são redatados em colaboração as missionários iniciantes. A igreja passa a ter uma coluna forte para exemplo dos mais jovens missionários. No Brasil tivemos um Missionário que finalizou sua vida em pleno vapor, estamos falando de Bernado Jhonson. No Chile temos ainda um grande Missionário chamado Pablo Hoff, autor de cinco livros usado nos seminários Teológicos, entre eles: O Pentateuco e Se fez Homem. Estes Missionários poderão falar como Paulo. (2 Timóteo 4:7) Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Não seja um Missionário de Férias ou de Licença Premia. Tem pessoas que só tiveram coragem de oferecer ao Senhor das Missões seus 30 dias de férias ou o período que recebeu Licença Premia, outros esperam até ficar aposentado, quando já não tinham mais uma boa saúde para fazer a obra de Deus. Dou graças a Deus por que tendo duas empresas e morando num apartamento de 17 cômodos, deixamos tudo para seguir ao Mestre. Penso que aqueles que oferecem suas férias, deveriam enviar o dinheiro dela, mais o dinheiro das passagens e das roupas e malas que tem que comprar para poder ir de viagem missionária, doar todo esse dinheiro para ser aplicado na vida de um Missionário ativo. Todo o dinheiro gasto com este tipo de Missionários de Temporadas daria para pagar anos completos de alugueis para as Missões, daria para comprar todas as cadeiras que necessitam os Missionários, todos os aparelhos de som.

Sejamos Missionários, Missionários de verdade, completo e honesto. Gostaria de propor a todos os Missionários que chegarem a ler este artigo que sejamos de todo preparado, maduro, equilibrado, que nunca venha a esgotar nosso entusiasmo, força e coragem. Que defendamos o verdadeiro Evangelho que se dediquemos a escrever artigos produzidos no campo, sem lamúria, sem lamento, sem mentiras. Sejamos como aquelas motos de todos os terrenos apto para ensinar, discipular, formar obreiros. Que sempre estejamos preparado com uma mensagem nova, eloquente, poderosa e autorizada por Deus. Que sejamos flexíveis, adaptáveis e agradecidos. Que saibamos fazer bom uso da internet, do rádio e dos livros. Que sejamos motivadores, sonhadores e que levemos o nosso povo a conhecer aquele que é grande, digno, excelso e sublime. Que nosso trabalho seja com resultados duradouros para a glória do Senhor e para o crescimento da igreja daquele que nos alistou para esta grande tarefa. (2 Timóteo 4:5) Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. (1 Pedro 5:4) E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. (1 Coríntios 9:26, 27) Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.

Nossa oração será por aqueles que ao terminar de ler esta matéria possam sentir a vontade de contribuir com a Obra de Deus que foi encomendada a nós aqui no Chile. (2 Tessalonicenses 3:1-3) No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós; e para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno.

AJUDE-NOS Conta Corrente 18.491-8 Agencia 3078-3 Banco do Brasil



Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a Passo Gato de lã

Aprendi com minha mãe, esses gatinhos fizeram parte da minha  infância e de muitos da minha geração, se tiverem um mande a foto, vamos recordar.   Finalmente consegui fotografar esse PAP, estou em dívida com alguns amigos que pediram pela net. Então vamos começar? Material:  3 Novelos de lã Paratapet, se usar linhas e lãs mais finas também serão usados três novelos, porém ele ficará bem menor e menos resistente.                 Agulha grossa                 Tesoura sem ponta                  Olhos e nariz para gatos Cola de contato (eu uso a Pegamil)                  Régua de +- 30 cm  de comprimento por 7 cm de altura ( Pode ser usado uma tira de papelão, essa eu pedi para um amigo Marceneiro e ficou perfeita)   Retirar a lã e deixá-la de forma a não embaraçar   Ir enrolando a lã pela régua devagar sem deixar que se amontoem o fiquem longe uma da outra.   Vai ficar assim  Passar uns 30 cm de lã pela agulha, e vai alinhavando

Cartão com frases e chocolates

As caixinhas com papel microondulado e fita aramada, ficaram um charme. Um presente bonito para aquela pessoa especial. A idéia surgiu numa postagem do blog: drucilamiliam.blogspot.com. e do presentesdeamor.blogspot.com. Nesse tem o PAP dessa caixinha, vale a pena conferir, amei. Amanhã, posto todas prontas, abertas e fechadas, para que todas vejam

Trem de EVA - Min. Infantil. - Recordando Parte 5

Esse trenzinho, foi o primeiro de tantos trabalhos que fizemos para o  ministério Infantil na  Igreja Sal da Terra - Setor Centro, e desde então sempre contei e conto com a ajuda da minha amiga Drucila, que claro, fez a maior parte. Eu ajudei, é claro, ela só riscou, cortou, colou, enfim... kkkkkkkkkkkkkkkkkk